pra que serve um palhaço?

Já tem um tempo que eu trabalho com a máscara do palhaço e muitas vezes esqueço de um certo poder que ela tem. Hoje, no hospital, estávamos em três. No meio de um corredor, uma roda de adultos (uns sete) se divertia conversando conosco. Eis que surge uma mulher vindo na direção oposta. Uma das mulheres do grupo pergunta à ela, ainda um pouco distante de nós: Ué, vocês não tiveram alta? Ela olha para mim, caminha em minha direção e começa a chorar. Sem jeito, a abracei o mais forte possível. Esperei os soluços passarem por uns cinco ou dez minutos – nessa hora eu já nem sabia mais meu nome, muito menos quanto tempo havia passado. Vagarosamente, consegui a levar para o outro canto do corredor, tentando tirar o foco de atenção daquelas sete pessoas em cima dela. O mais louco de tudo isso é que não trocamos nenhuma palavra. Foram apenas lágrimas; eu, por questão de segundos, não liberei as minhas.

O nariz do palhaço é a máscara da permissão, do excesso, da liberdade. Por mais que o palhaço costume trabalhar bastante o riso ou a graça, dessa vez o que foi ativado foi a descompressão. Ela precisava liberar aquilo e, talvez, a energia de um nariz vermelho trouxe essa permissão. Havia algo de muito guardado lá, algo de muito consolidado. Mas a gente nem sempre é fortaleza o suficiente para segurar as próprias paredes.

Mais tarde, fazendo a ronda dos quartos infantis, entramos no quarto dela. O filho, um bebê bem pequeno, chorava um tanto agoniado. Ao som de uma caixinha de música, ele foi ficando mais calmo com as bolhas de sabão que dançavam pelo quarto. Parou de chorar e a mãe sorriu, aliviada.

Louco como a mesma máscara ora faz chorar, ora faz rir.

6 Comments

  1. Que belo texto, realmente as máscaras de palhaços são capazes de coisas que não compreendemos bem, mas sabemos que serve para aliviar, desafogar, iluminar e radiar sentimentos que muitas vezes estavam guardados…

    Parabéns.

  2. pqp, que lindo isso.

  3. Pingback: Tweets that mention mawá com w :: Clown :: pra que serve um palhaço? -- Topsy.com

  4. Patinha

    belo texto. um daqueles que da uma vontade de ter sido voce o autor ; )

  5. nó na garganta aqui.

  6. De Baum

    Má! q lindo!
    bjo gde

Leave a Reply