língua

Eu não sei dizer por que a língua é uma comida “judaica”, mas é fato que essa carne faz parte da maioria das famílias ashkenazis. Posso dizer que seu sabor é inversamente proporcional à reação – comum – de nojinho da peça de carne. Como vocês podem ver, sou fã confessa. Vamos à receita:

Ingredientes

  • 2 línguas
  • 1 pimentão
  • 4 colheres de sopa de cebola processada
  • ½ colher de sopa de alho processado
  • 4 colheres de sopa de farinha de trigo
  • Folhas de salsão
  • Temperos (o que tiver em casa)

    Como fazer

    Preparo da língua

    Se a língua estiver no modo “material bruto”, tirar tudo o que você achar estranho nela. Em seguida, cozinhar a língua na pressão por 30 minutos com água, louro, pimenta da Jamaica e “temperos” para tirar o cheiro. Esperar esfriar no próprio caldo e colocar na geladeira para que a gordura suba. Retirar a gordura e limpar o restante. Reservar.

    PS: Quando você é begginer ou faz compras depois das 22h, é comum que você encontre apenas a língua tal qual ela saiu do boi. Por isso, você tem que encarnar o limpador de limo humano e preparar a carne. Eu mesma não passei por essa experiência – não que eu não seja begginer – mas porque alguém fez por mim. Quando você resolve perguntar para quem conhece o assunto, um novo mundo se apresenta: línguas limpas são vendidas na feira, a um preço gente-fina e “tira-stress-limpa-limo”. Fica a dica.

    Processar o pimentão, a cebola, o alho e o salsão. Colocar essa mistura com a língua na panela de pressão, cobrir a com água e levar ao fogo por quarenta minutos.

    Retirar a língua da panela e fatiá-la, colocando numa travessa. Diluir 4 colheres de farinha de trigo no molho que restou da panela para engrossá-lo um pouco.

    Em seguida, jogar o molho em cima e servir. Fica incrível e extremamente macia.

    3 Comments

    1. A carne é mto saborosa – quem tem nojo não sabe o q perde. Aqui em casa sempre comi, e nunca entendi a razão do nojo, justamente pelo gosto. Talvez pq a família tb sempre aproveitou td o que pôde do boi.

    2. é uma experiência limpar a língua com as papilas e as babas do boi. mas na próxima vou no modo prático da feira livre.

    3. Hmmmmmmmmm, que delícia !
      Abraços

      Sol

    Leave a Reply