krut: repolho agridoce

Essa receita é de um repolho agridoce genial que minha avó aprendeu com a sogra dela, ou seja, minha bisavó. A receita vem da Bessarábia e pode ser chamada também de Praakes, Holishkes, Galuptzi ou Gevikelte Kraut. Na verdade, são variações do mesmo tema e, como bem definiu Lita Lotzkar, a receita certa depende apenas de onde sua avó nasceu.

DSC_0859

Ingredientes

  • 1 repolho grande
  • 800 g de carne moída
  • 1/2 pacote de pão de forma
  • 6 “colheres de mão” de cebola processada
  • 2 caixas de molho de tomate
  • óleo
  • sal
  • açúcar
  • sal de limão

Como fazer

repolho_cozido

Coloque o repolho na panela com dois dedos de água e esquente, para que as folhas soltem com mais facilidade. Separe as folhas, corte o excesso da parte dura sem deixar buracos e descanse (as folhas, não você).

repolho_partedura

Numa tigela, misture a carne moída com o pão de forma picotado e molhado. Coloque sal a gosto.

carne_moida_temp

Hora de fazer os rolinhos: pegue uma folha de repolho, recheie com um pouco de carne e feche as laterais com o excesso da folha do repolho (não precisa de palito ou qualquer coisa assim). Pode fechar o rolinho com vontade mesmo, porque depois ele vai cozinhar num molho e não deve abrir.

Numa panela grande, refogue a cebola e adicione o molho de tomate e sal a gosto. Se alguém teve dúvida do que são colheres de mão, explico: vó judia tem a mania de sempre adicionar um pouquinho a mais do que a medida. Ou seja, a colher de mão é aquilo que cabe na colher de sopa com mais um pouquinho do que vai na mão. Explicado isso, começa a graça do agridoce: para ter o agridoce perfeito, você deve ir temperando o molho aos poucos, de acordo com o que agrada a sua língua. Sugiro começar com o sal de limão, já que ele é mais forte e, em seguida, o açúcar. Siga o ritual de colocar um após o outro para chegar ao sabor desejado.

Coloque os rolinhos para cozinhar no molho em fogo alto/médio e, agora sim, descanse (você). Quando você achar que já deu tempo da carne ficar pronta (20-30 min), desligue o fogo e deixe mais um tempo. Eu nunca entendi o motivo disso, mas minha avó tem essa mania de deixar lá mais uns minutinhos.

krut_pronto

Salivou? Mais delícias da Vó Clara.

Leave a Reply